quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Sobre picuinhas gerais

Somente nesta quarta-feira, 7, na correria dos gabinetes aqui de Brasília, sou informado, pelo telefone, de comentário despretensioso feito por mim durante programa de rádio na última segunda-feira, causador de desconforto entre alguns blogueiros do município.

Recapitulando, o fato teria ocorrido no momento em falei sobre o Pauta Cidadã, este blog de minha autoria, pedindo aos internautas do município que procurassem visitá-lo. Quando expressei a frase segundo a qual este blog não trata de picuinhas, o fiz sem qualquer intenção de etiquetar algum blogueiro local com essa classificação.

Muito pelo contrário. Pontuei a preocupação que tenho aqui neste espaço de fiscalizar sempre meus posicionamentos para evitar cair no lugar comum. Distante de mim, direcionar a expressão a algum autor de blog de Parauapebas ou de qualquer outra localidade.

Tenho maior respeito pelos blogueiros, que usam este espaço da blogosfera postando informações de suas localidades e opiniões pessoais a respeito deste ou daquele assunto.

Com a popularização dos blogs, qualquer pessoa tem à sua disposição uma excelente ferramenta, de fácil utilização, para divulgar as informações que desejar.
Mas como sei que, como qualquer tecnologia, os blogs podem ser bem ou mal empregados por quem os utiliza, defendo o perfil do Pauta Cidadã voltado exclusivamente aos debates de temas que nos interessam, sem preocupações com os fatos banais.

Tanto quanto eu, os colegas blogueiros de Parauapebas sabem que, além de servirem como ferramenta para a divulgação de informações importantes, os blogs também podem ser utilizados para violar os direitos de personalidade, tais como a honra, a imagem, o nome e a vida privada de terceiros. E isso não podemos defender.
E nem incentivar quem quer seja blogar picuinhas.

Nenhum blogueiro pode ignorar que, em regra, nossos posts e comentários podem ser vistos por qualquer pessoa que tenha acesso à web, o que potencializa os efeitos de eventuais ofensas perpetradas. Isso porque a informação permanece à disposição de qualquer interessado não apenas no momento em que é disponibilizada, mas também posteriormente, nos arquivos do blog.

Portanto, o comentário, repito, despretensioso, feito no programa de rádio, referiu-se especificamente à política editorial do Pauta Cidadã, que realmente não foi criado para gerar picuinhas.

5 comentários:

Zé Dudu disse...

Faz parte dos compêndios da arte da política saber se expressar para que frases mal colocadas não sejam aproveitadas contra quem as profere.
De minha parte, que foi quem levantou a “picuinha”, está tudo explicado. Parabenizo-o até pelo excelente desempenho nos Programas Café com o prefeito, reflito apenas que deveria ter um espaço maior destinado às respostas das indagações do público que escuta o programa ou que tem acesso ao áudio por meio do meu blog.
Pense nisso.

Darci Lermen disse...

Caro dudu, Obrigado pelo retorno. O programa de rádio é uma experiência nova também para mim. o Texto nao está escrito, apenas levanto os tópicos e perguntas são bem vindas. Inclusive vou disponibilizar um espaço no meu blog para para que os frequentadores da blogsfera possam perguntar e enviar inclusive sugestões

Eldan de Lima Nato disse...

Muito bacana da sua parte, prefeito, blogueiro e cidadão Darci Lermen, a retificação.

Imagino que seja bem dificil dissociar o cidadão blogueiro do prefeito de Parauapebas, mas que tal não usar o programa (institucional, acredito) Café com o Prefeito para anunciar seu blog? E se mesmo assim chegar a faze-lo, que tal enobrecer o seu blog pelo que ele é, e não pelo que não é? Ou então lance o BLOG DA PREFEITURA.

Acho muito boa a iniciativa do prefeito de manter um blog e fazer um tremendo esforço para atualiza-lo sem o apoio de terceiros, de proprio punho (teclado) e idéias. Mas seria bom não misturar as coisas, ja que foi isso que se propos fazer no dia do lançamento do blog Pauta Cidadã, dizendo: "Longe de mim qualquer ideia de personificar este espaço ou utilizá-lo como forma de propagandear esta ou aquela ação de intervenções na Prefeitura de Parauapebas".
Picuinhas à parte, consideremos tudo esclarecido! Vida longa ao Pauta Cidadã!
Parabéns também por todas as iniciativas (twitter,programa de radio e blog)de construir uma ponte entre o prefeito (e cidadão) Darci Lermen e o Povo.

Darci Lermen disse...

Eldan, pela dinâmica da informação, cada vez mais ágil e impactante em toda sua plenitude, fruto da rapidez com que ela transita pela blogosfera, há situações pontuais em que o blogger não pode abdicar do direito de se manifestar, tomando o cuidado para não confundir o que é institucional do promocional.POr essa razão, não vejo nenhum mal em comunicar, na rádio ou em qualquer outro veículo, a existência deste blog, até para ampliar a inserção de nossa comunidade nos temas aqui abordados. O site da prefeitura divulga as ações do governo como um todo, aqui eu procuro, as vezes, comentar alguma ação de extensão mais complexa. É impossível fugir dessas situações. Obrigado e um abraço.

William Bayerl disse...

A carapuça serviu...

Fizeram outra picuinha!!!

Tá vendo, Darci, como nesse caso vc tinha razão!!!

 
Pauta Cidadã - Assessoria Blog