sábado, 3 de outubro de 2009

Lula, medalha de ouro

Ficou definitivamente provado que a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 coroa uma série de ações positivas para o Brasil, que tem uma nova imagem frente à comunidade internacional, graças ao carisma e ao trabalho desenvolvido pelo presidente Lula ao longo de sua permanência como mandatário máximo do país.

O espetáculo emocionante que vimos em Copenhagen foi absolutamente indescritível. Lula, diante de líderes de países mais desenvolvidos, inclusive o presidente Barak Obama, falando do Brasil e do nosso povo, da nossa história. Um homem que muitos criticavam alegando que ele não conhecia sequer outro idioma, hoje respeitado pelos principais chefes de estado do mundo.

Graças ao Lula, nós somos ouvidos pelos principais líderes do planeta. O presidente resgatou a autoestima dos brasileiros.
Dois momentos do discurso de Lula que separei como aqueles mais tocantes junto a membros do COI que, até aquele instante, ainda pudessem estar indecisos quanto aos seus votos:

O primeiro, neste parágrafo:

- "Com muito orgulho represento aqui as esperanças e sonhos de mais de 190 milhões de brasileiros. Estamos todos unidos torcendo pelo Rio de Janeiro. Somos um povo apaixonado pelo esporte e pela vida. Um Brasil de homens e mulheres de todos os continentes. Não só somos um povo misturado, mas um povo que gosta muito de ser misturado. Digo com toda franqueza. Chegou a nossa hora. Somos a décima economia do mundo e ainda não sediamos os Jogos Olímpicos. Para os outros, será apenas mais uma Olimpíada. Para nós, será algo inédito".

O segundo momento do discurso do presidente, não menos envolvente:

- "Está na hora de corrigir esse desequilíbrio. O COI já mostrou ser capaz de vencer desafios. Introduziu novas modalidades, aderiu novas tecnologias. O desafio agora é outro: expandir as Olimpíadas para um novo continente, para um país tropical. Temos todas as garantias possíveis para a realização dos Jogos e estamos conscientes do legado que ficará para o Rio. O Brasil vive um excelente momento. Enfrentamos a crise que afeta diversas nações. As portas do Brasil estão abertas. Precisamos do apoio da visão do futuro. Os Jogos Olímpicos do Rio serão inesquecíveis, pois estarão cheio da paixão do povo brasileiro".



Lula já merecia colocar no peito a primeira medalha de ouro das Olimpíadas de 2016.

0 comentários:

 
Pauta Cidadã - Assessoria Blog