quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Governadora defende Belo Monte

- "O impacto da usina será diferente do previsto no projeto original. A usina vai substituir as termelétricas. Graças a outra usina, a de Tucuruí, o arquipélago de Marajó agora terá energia firme".




Afirmação acima foi feita pela governadora Ana Júlia ao ser questionada sobre os impactos sociais e ambientais da usina de Belo Monte, durante o evento Diálogos Capitais, organizado por revista Carta Capital e Agência Envolverde para discussões sobre economia sustentável, nesta terça-feira, 13.

A governadora defende a construção da hidrelétrica no rio Xingu justificando a viabilidade ambiental do projeto e a garantia dada ao governo de que parte da energia a ser gerada pela usina será distribuída à população paraense, motivos que a levaram autorizar a liberação de licenças. Ana disse que agora o Estado não aceitará apenas gerar energia destinada a outros estados. “Exigimos que haja um plano de integração regional e parte da energia fique no Pará".

Outra boa notícia revelada pela governadora durante o evento é a de que o Pará agora irá cobrar parte do ICMS sobre a energia de Belo Monte, ou seja, na localidade da produção, ao contrário do que ocorre atualmente quando esse imposto é gerado no lugar de consumo. A decisão compatuada com o governo federal permitirá ao Pará aumentar sua arrecadação.

Resultado desse acerto está no pacote de exigências feitas pela governadora, em Brasília.

0 comentários:

 
Pauta Cidadã - Assessoria Blog