domingo, 4 de outubro de 2009

Cientistas debaterão trabalho escravo

O trabalho escravo em processo de desmontagem em diversos estados brasileiros, particularmente em terras do Pará, será enfocado durante a terceira edição da Reunião Científica Trabalho Escravo Contemporâneo e Questões Correlatas, marcada para o período de 21 e 23 de outubro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, reunindo a comunidade acadêmica no debate sobre novos sentidos da escravidão, como combatê-la, e a presença do trabalho escravo na atualidade.

Como não poderia deixar de ser, pela projeção ampliada internacionalmente nos últimos anos, os casos de escravidão análoga flagradas em propriedades do Sul do Pará merecerão painéis específicos.

Num dos painéis, procuradores regionais do trabalho darão testemnunhos do que encontraram em suas incursões rurais. Haverá apresentação, também, de relatos sobre a reinserção profissional do trabalhador escravo, denúncias de escravidão, e campanhas educativas para prevenção e combate dessa prática.

Um dos temas, denominado “Rompendo grilhões: a função social da propriedade” , ilustrará estratégias adotadas para desapropriação da fazenda Cabaceiras, localizada no município de Marabá.

0 comentários:

 
Pauta Cidadã - Assessoria Blog