quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Tudo pelo Planeta

Em post publicado na terça-feira, 6, registrei meu contentamento com a performance da governadora Ana Júlia durante a segunda cúpula global de governadores sobre clima e floresta, realizada no inicio deste mês em Los Angeles. Decidida a segurar o bastão dessa bandeira de importância inestimável para qualidade de vida no planeta, nossa governadora já tem novo desafio, agendado para a próxima terça-feira, 13, em São Paulo, durante a realização do evento "Diálogos Capitais - na rota de Copenhague", destinado a debater questões de como o Brasil cumprirá suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Quando eu vejo a governadora do Pará demonstrando verdadeira preocupação com as mudanças climáticas já sentidas nos quatro cantos da Terra, sinto-me açodado a estimular os jovens e a nossa comunidade de Parauapebas para ficarmos atentos a essas questão. Tornados no Sul, enchentes no Nordeste e alterações drásticas no regime de chuvas em todo o País, são fatos que assistimos todo dia na TV. Não é possível esperar mais para tomar atitudes. Esse momento já passou. Temos de agir rápido e de forma integrada - governo, setor privado, terceiro setor, meio acadêmico e a sociedade como um todo.

Já há estudos conferidos pelos acadêmicos mais premiados de diversos países mostrando que essa mudança climática não tardará a causar a falta de alimentos e até de água para o consumo da humanidade. Ou seja, o problema ameaça não apenas o aumento da temperatura média.

Fóruns localizados em respeitadas universidades,têm alertado para um panorama completo da escassez de recursos e de suas conseqüências. Há previsões otimistas dando conta de que quase quatro bilhões de pessoas viverão em 2030 em países que sofrem tensão por causa da água se os governos e indivíduos não usarem este recurso com mais responsabilidade. Se considerarmos que a agricultura representa 70% do uso de água doce, isso nos leva direto a um vínculo claro entre sua escassez e a de alimentos. Estima-se que a demanda por comida crescerá entre 70% e 90% até 2050.


Quais políticos brasileiros, hoje, estão verdadeiramente comprometidos em adotar ações voltadas ao controle do desmatamento, deixando de enfocar programas de incentivo ao desenvolvimento sem que hajam o mínimo de respeito ao Meio Ambiente?

Em poucos tempo, se não assumirmos posições radicais de defesa de nossos recursos naturais, a crise ecológica planetária, no sentido amplo, envolverá falta de água, de energia e de alimentos, os problemas climáticos e as epidemias.

Por isso, é com alentadora satisfação que procuro incentivar a governadora do Pará a seguir nessa sua trajetória de combate ao desmatamento, oferecendo metas de políticas ambientais a serem cumpridas.

Cada vez que Ana Júlia expõe suas propostas ao mundo acadêmico, ela assume enfoques alentadores, além de construir confiança.

0 comentários:

 
Pauta Cidadã - Assessoria Blog