terça-feira, 6 de outubro de 2009

Pará faz bonito

Representado por Ana Júlia na segunda cúpula global de governadores sobre clima e floresta, realizada no inicio deste mês em Los Angels, o Pará se destacou por apresentar definição de suas metas de combate ao desmatamento, por meio da lei estadual de regularização fundiária para imóveis de até 2.500 hectares, a criação do Fórum Paraense de Mudanças Climáticas, do Plano de Prevenção, Combate e Alternativas ao Desmatamento (PPCAD), e o decreto que institui a recomposição florestal de áreas degradadas.

Essa inovadora contribuição de nosso Estado para o combate ao aquecimento global e para a manutenção da biodiversidade é o que distingue, como ponto referencial, o atual governo paraense dos anteriores, que nunca se preocuparam em reduzir o desmatamento da maior floresta tropical do mundo. Ao contrário, os estimularam em nome de uma badalada "base produtiva".

Foi sempre assim, até o advento do Governo Lula.

Cometia-se desastrosos equívocos com a defesa da tese de que a Amazônia era uma reserva inesgotável, com muita grana torrada na construção de rodovias no meio da floresta, elevação de barragens hidrelétricas apoiados por generosos incentivos à ocupação desregulada, origens desse imenso cenário de destruição vigente.

Todavia, é sempre justo lembrar que o processo de pressão sobre a floresta tem raízes também históricas.

Decorre da chegada dos europeus colonizadores derrubando matas em busca do pau-brasil, da cultura da cana-de-açúcar até os dias atuais com o desenvolvimento da pecuária.

Mas chegou a hora de dar um basta na destruição.

Ana Júlia fez bonito na terra de Arnold Schwarzenegger, seu colega governador da Califórnia, ao lado de outros líderes de vários continentes, como a África, Ásia, Austrália, Europa, América do Norte e América do Sul.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito se fala em presevação e Meio Ambiente. Como no texto fala a exploração ambiental e sequentemente a degradação do mesmo existe desde os primordios da nossa colonização. Falando sem trocar em miudos o prÓprio Governo é o que mais proporciona o desmatamento, a propria refoma agragria promove a destruição do Meio Ambiente. Porém fica a pergunta. Como fazer Reforma Agraria sem desmatar. Taí uma coisa que eu gostaria de descobrir. É por isso que digo o Brasil tem que melhorar sua politica de presevação ambiental da Amazonia, PRINCIPALMENTE NA QUESTÃO FUNDIARIA. Outro vilão primordial que muita gente desconhece é o consumo. Muita gente consome muito mais do que é produzido pra ela. Depois do modismo de explorar as florestas como produtos de cosmeticos, a invasão em areas antes desconhecidas pelo homem é exploradas por essas empresas de cosmeticos, que tiram da Amazonia o que há de melhor. E isso sem gerar nenhum emprego e renda para as familias das localidades proximas, devido a tecnologia avançada que usam.

Maria Oliveira disse...

Na Amazônia se dá o equilíbrio dos principais climas de toda a América. Apesar de toda essa luxuriante riqueza, o equilíbrio da Amazônia é extremamente frágil, é um dos solos mais pobres de todo o planeta com terras arenizadas. Amazônia é uma região tão complexa, que envolve tantos problemas para os quais nos não temos sequer os meios financeiros suficientes, nem a acumulação de ciência suficiente para podermos sozinhos enfrentar a riqueza e o valor que esse ecossistema tem para a humanidade. Quando eu ouço falar na Amazonia eu sempre me emociono, sempre penso que as futuras gerações terão um cenario lindo para verem, mas apenas nos filmes ou em quadros, livros...Qunado eu chego numa cachoeira ou cavernas, em algum lugar que eu vejo a biodiversidade tão presente, alí ao meu alcançe, eu digo logo. obrigado meu Deus, obrigada por eu poder presencia e viver isso. Pois eu sei que muitos que virão após mim não terão essa oportunidade.

Darci Lermen disse...

Anônimo das 16:14, suas observações são todas procedentes, mas devemos procurar, usando o conhecimento e as novas tecnologias disponibilizadas, reduzir o risco de ampliação do arco de desmatamento em favor da sustentabilidade. Abs

Darci Lermen disse...

Querida Maria, é sempre bom, e confortante, agradecer a Deus por toda beleza natural concebida. Só acho que cada um de nós, fazendo a parte que nos cabe de ajudar a construir um cenário de sustentabilidade, pode possibilitar ao Planeta reconstruir tudo o que Deus disponibilizou ao Homem. Isso só depende de nós. Só nós. Meu abraço.

 
Pauta Cidadã - Assessoria Blog