domingo, 13 de setembro de 2009

Trabalhando a terra

Para os próximos 20 anos, o Mundo necessitará aumentar em 70% a produção de grãos e 80% a de carne, com objetivo de cobrir a demanda por alimentos que duplicará em duas décadas. O alerta foi feito pela FAO e Banco Mundial, prevendo para logo o retorno do superciclo dessas commodities, após a pausa da crise global, entre setembro-2008 e junho-2009.

Só para medir o tamanho desse mercado, na China e em outros países emergentes da Ásia, a necessidade por alimentos será ainda mais crescente. Naquela região existem 3,3 bilhões de bocas humanas precisando comer.

A boa notícia, no meio desse cenário previsto, é a de que o Brasil vai liderar, ao lado de Índia e Argentina, a quebra de recorde de produção, transformando-se verdadeiramente numa das três potencias agroalimentárias, cabendo a Argentina, por exibir perfil de país com população bem menor do que as outras duas nações, importante papel no comércio internacional de carnes e grãos.

Nos próximos 20 anos, Parauapebas estará inserida nesse esboço de grande produtor de alimentos. O município tem vocação para essa atividade, e o trabalho que se realiza hoje no campo, principalmente nos projetos de assentamento, ampliará as potencialidades.

Quem viver, verá.

0 comentários:

 
Pauta Cidadã - Assessoria Blog