sábado, 26 de setembro de 2009

A "Canção Nova" de Lula

Em Brasília, durante a semana que termina, o assunto predileto dos políticos foi o anuncio da migração do vereador Gabriel Chalita (SP), do PSDB para o PSB. A saída dele do ninho tucano é resultante de uma silenciosa e bem sucedida articulação do presidente Lula com objetivo de fortalecer, no Estado de São Paulo, o palanque de Dilma Roussef a presidente da República.

Jovem político mais votado para vereador nas últimas eleições na capital paulista, o próprio Gabriel Chalita comunicou na noite de quarta-feira que deixará o PSDB para filiar-se ao PSB. Em nota oficial, o parlamentar informou que já encaminhou o pedido de desfiliação ao presidente do Diretório Municipal do partido tucano, José Henrique Reis Lobo.

"A justificativa da minha atitude, que devo, principalmente, aos mais de cem mil eleitores paulistanos que me levaram à honrosa condição de vereador mais votado do Brasil, é de natureza essencialmente político-programática", afirmou Chalita.

A filiação ao PSB deve ocorrer em ato público na próxima terça-feira, em local a ser definido pelo partido.

Com essa mexida inesperada no tabuleiro político de São Paulo, Lula comprova, mais uma vez, sua capacidade extraordinária para criar fatos positivos na área política, municiando seu projeto de sucessão presidencial com a conquista de um aliado do quilate do vereador -, além de dar uma rasteira no principal adversário de Dilma, em 2010, o governador de São Paulo, José Serra -, e seu provável candidato à sucessão, Geraldo Alckmin.

Chalita e os dois líderes tucanos são amigos inseparáveis. A saída dele do PSDB representa um golpe demolidor às pretensões políticas de ambos.

O vereador paulista é um dos ícones da Canção Nova, comunidade católica brasileira fundada pelo Monsenhor Jonas Abib no ano de 1978, seguindo as linhas da Renovação Carismática, contando, atualmente, com diversos núcleos e abnegados, em todo o país.

A influência filosófica e de formação de quadros exercida por Gabriel Chalita, dentro da comunidade, é imensurável. Hoje, pode-se dizer que a presença de Dilma Roussef em muitas celebrações da Canção Nova pode ter contribuído também para o desfecho político da semana.

Lula convidou Gabriel Chalita para candidatar-se ao Senado, pelo PSB.

0 comentários:

 
Pauta Cidadã - Assessoria Blog