terça-feira, 15 de setembro de 2009

O prazer pessoal de Educar

A inauguração, nesta quarta-feira (16), da Escola de Ensino Médio Irmã Dulce, no bairro da Paz, com a presença da governadora Ana Júlia, parceira do projeto de concepção na nova escola, tem uma importância transcendental de caráter profundamente pessoal. Na Irmã Dulce, até o ano de 2004, passei dias maravilhosos exercitando a profissão de professor de Filosofia, numa convivência sempre aberta e sincera com meus alunos, colegas de magistério e diretores.

Professor de Filosofia, aprendi a moldar meu espírito crítico e a conceber uma visão humanitária a tudo que nos cerca.

A filosofia nos encanta por isso: tem vários suportes textuais.

Toda vez que eu entrava na Escola Irmã Dulce, para trabalhar, sentia a sala de aula como espaço para celebração. Falar da história da filosofia, recontar a partir da Grécia até os dias de hoje, me dava prazer e gosto pela profissão Brincava, às vezes, com meu alunos, recompondo a História até os dias atuais, contextualizando no pensamento que eu estava diante de valores que se preparavam para cuidar do futuro. Era quando batia uma baita de responsabilidade para não permitir equívocos no que era repassado aos jovens.

Havia momentos, principalmente quando eu preparava as aulas que iria ministrar dia seguinte, que me sentia como um pai determinado a deixar de herança para os meus filhos (naquela situação, os alunos) no mínimo, uma parcela da paixão pelo conhecimento.

A escola é isso, na visão dos educadores. E ela deve ter pelo menos a missão, caso seja incapaz de contribuir de forma mais eficiente, tentar pelo menos não atrapalhar a formação de nossa juventude.

Não tenho medo de afirmar (e meus ex-alunos estão por ai mesmo para servir de testemunhos) que cumpri com extrema dedicação e denodo o exercício do magistério, vivendo cada processo da longa jornada que nos era oferecida para o cumprimento de nossa missão de Educador.

A entrega da Escola Irmã Dulce, nesta quarta-feira, mais do que um estabelecimento educacional de perfil modelar à disposição da comunidade, resgata em meu espírito o passado recente ao qual me dediquei à formação da cidadania.

2 comentários:

Zé Dudu disse...

Poxa prefeito, vc disse no seu programa de rádio que a Governadora estaria em Parauapebas na quinta-feira.

Mudaram a programação ou voce errou ? Se errou, porque vossa assessoria não enviou e-mail comunicando o equívoco ou a mudança na programação?

Será que é pra deixar em descrédito a imprensa e o blog que noticiou em primeira mão?

Darci Lermen disse...

O cerimonial do Palácio de Governo liberou a agenda da vinda de Ana para quinta-feira, 17, conforme eu anunciei, no programa de rádio. Ocorre que audiências solicitadas anteriormente pela governadora ao presidente Lula foram marcadas na manhã de terça-feira, 16, para a manhã de quinta, 17, forçando a antecipação da viagem dela a Parauapebas. Daqui mesmo, no início da noite de hoje, ela segue direto pra Brasília.
Essa a razão da mudança da programação.

 
Pauta Cidadã - Assessoria Blog