quarta-feira, 15 de julho de 2009

As uvas de nossa chácara

Faço experimento no plantio de uvas em minha chácara, localizada há 40 km de Parauapebas. Sempre quis testar a capacidade de nosso solo no desenvolvimento da cultura que diziam tempos atrás só germinava em terras do Sul. Depois que Petrolina e Juazeiro, na bacia do rio São Francisco, no Nordeste, transformaram-se em centros de produção exportadores da fruta, aquela tese foi por terra, literalmente.

Claro que meu parreiral ainda é pequeno, bastante tímido, mas já me enche de satisfação. As primeiras uvas comi este ano, deliciosas.

Eu sempre fui criado no meio de plantações de uvas no Rio Grande do Sul. Tenho verdadeira paixão pela cultura. Gosto tanto que eu mesmo costumo acompanhar os processos de adubação.

Gostaria muito que os Projetos de Assentamento expandissem o experimento.

Minha videira é apenas um tipo de plantação doméstica, pra satisfazer meu sentimento de homem nascido no campo.
Na foto, meu pequeno parreiral que brota ao lado da casa de nossa chácara.
Fazer a quebra de dormência, apalpar as folhas e sentir cachos de uvas nas mãos, é um processo de agradável prazer intimo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Uvas são frutas nobres. Você usou alguma técnica especial para que elas brotassem na região? Dizem que dificilmente no orte as uvas vingam, é verdade?

Zé Dudu disse...

Pimeiramente, sja bem vindo à Blogosfera meu ilustre prefeito.

Também tenho um sítio próximo à Palmares I e ganhei algumas mudas de uvas do Sergio da Gaúcha. Gostaria de saber dos procedimentos para o plantio e se conhece algum agrônomo que possa me ajudar.

Sobre o Blog, vamos ao debate que é sempre salutar. Admiro a sua vontade de manter este espaço fora da política, coisa que creio ser impossível devido ao cargo que exerce. Parabéns pela tentativa e faço votos que encontre no espaço virtual, sabedoria para a condução nesse nosso município com transparência e honradez.

Maria Oliveira disse...

Ah, depois que fiquei conhecendo mais sobre vinhos, através de um grande amigo. Fiquei deslumbrada com a atividade da vinicultura. Não sei se em nossa região, voce poderá produzir vinhos tão bons quanto os da casa valduga.

www.ribamarribeirojunior.blogspot.com disse...

Meu querido amigo, seja bem vindo a Blogosfera e por aqui travaremos o bom combate!!!

Ribamar Ribeiro Junior
Sociólogo

Darci Lermen disse...

Aos interessados em ver as uvas, fica o convite para visitar. Na prefeitura temos um agronomo (Valdir) que é especialista nessta cultura e tem ajudado aqueles que queiram produzir. Ainda nao temos como produzir muito vinho. O Gervasio ja esta mais avançado. Mas o maior prazer e ver a planta se desenvolvendo bem e dando duas safras anuais. No mes de agosto farei a poda e até o final do ano teremos nova safra.

Darci Lermen disse...

Allan, é isso mesmo!
Uvas e famílias, semelhanças do bem. Frase forte e oportuna, muito usada pelos plantadores de uvas do Sul do país. Um abraço, amigo.

 
Pauta Cidadã - Assessoria Blog